Vale d'Assega

Experiências de um Apicultor

Pilhagem II

A colonia 3-A no inicio da pilhagem

Nos finais de Agosto, e depois de ter resolvido o problema de pilhagem da colónia 1-B, foi a vez de todo o apiário A ser vítima de pilhagem, com exceção da colónia 4-A.

Como o apiário tinha sido o primeiro a ser instalado, hesitei bastante em mudar todas as colmeias para um outro local. Procurei, por esse motivo, outras soluções para dar um fim ao problema. Todas elas foram ineficazes e acabei por mudar todas as colmeias para o apiário C.

Esta hesitação valeu-me a destruição das três mais fortes colónias que possuía. Os ninhos, que até então se encontravam repletos de mel e de abelhas, ficaram com a cera dos quadros cheia de buracos, sem mel e, o número de abelhas reduziu drasticamente.

Colónia 2-A, vitima de pilhagem. Pode verificar-se o enxame por baixo da colónia

Curiosamente, as colónias 2-A e 3-A (a única que não conseguia inspecionar sem levar uma ou mais ferroadas), foram atacadas de forma tão violenta que um verdadeiro enxame veio instalar-se por debaixo delas. Devo acrescentar que esse enxame se encontra hoje a prosperar no núcleo N-5. Não estou certo que tenha rainha, mas continuo a alimentá-lo e, da última vez que o visitei, menos de oito dias depois de o ter apanhado para o núcleo, já havia puxado um quadro completo e estava a armazenar pólen e néctar.

De notar que, a colónia 4-A, aquela que não foi vitima de pilhagem, foi a única do apiário a ser alimentada, devido ao facto de me ter sido fornecida no final do mês de Junho, época em que a floração já havia passado.

Conclusão:

– Nem sempre a colónia mais ‘brava’ é aquela que melhor se defende.

– Analisando os resultados obtidos pelos tempos que levei a mudar as colónias pilhadas no apiário A e no apiário B: Sempre que uma colónia é vítima de pilhagem, não procurar soluções alternativas. Mudar imediatamente a colónia de lugar. Os estragos causados são proporcionais ao tempo passado até se efetuar a mudança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Por Tudo e por Nada

Experiências de um Apicultor

.

Experiências de um Apicultor

%d bloggers like this: