Vale d'Assega

Experiências de um Apicultor

Alimentador Boardmann de fabrico caseiro

Depois de várias leituras indicando que os alimentadores tipo Boardmann, com base de madeira, vendidos no mercado têm tendência a estragar rápido, por deterioração da madeira, pensei numa solução mais adequada às minhas necessidades. Assim nasceu o alimentador mostrado na foto anexa ao post.

Alimentador externo, tipo Broadmann, ‘home made’

Material utilizado: curva para canalização de 32 polegadas x 90º, em PVC; 10cm de tubo 32 polegadas, em PVC; cola para PVC; garrafa de água vazia (33 ou 50 centilitros); tampa para garrafa (com 5 a 9 pequenos furos).

Vantagens: é mais barato que o alimentador vendido no mercado, mais compacto, mais resistente, mais duradoiro, e a anilha de borracha, no interior da curva, aperta contra a tampa da garrafa, impedindo assim a entrada de água da chuva na colmeia.

Uso-o sobretudo para ‘oferecer’ às colónias um preparado de água, açúcar e farinha de milho ou farinha de soja, para estimular as rainhas à postura. Até esta data os resultados obtidos têm-se revelado excelentes, se tiver em conta os riscos de fermentação em dias quentes.

Tenho verificado que num alimentador interno com 50 centilitros de preparado, as abelhas levam de um dia a um dia e meio, para recolher o alimento, dependendo de vários factores na colmeia. Neste alimentador podem levar até três dias e, por vezes, mais. Em dias muito quentes, e devido à incidência do Sol directamente na garrafa, este tempo pode levar o preparado a fermentar e estragar-se. Por essa razão penso ser aconselhável utiliza-los apenas em época de temperaturas amenas ou frias. Mas o mesmo já acontece com os alimentadores Boardmann vendidos no mercado.

1 Comentário

  1. anastácio

    se cobrir a garrafa com um tubo preto ivita o problema dos raios solares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Por Tudo e por Nada

Experiências de um Apicultor

.

Experiências de um Apicultor

%d bloggers like this: