Vale d'Assega

Experiências de um Apicultor

Caça-Enxames

Com a aproximação da Primavera, uma das questões que começamos a pensar, foi a enxameação e os enxames que teremos a eventual oportunidade de apanhar. Foi para esse efeito que construímos caça-enxames como o que mostramos nas fotos abaixo:

Imagem

Imagem

De construção mais simples que os núcleos, levam até cinco quadros de colmeia reversível, podendo assim ser também utilizados como núcleo.

Como curiosidade, conheço um apicultor da região de Vila Franca de Xira, que afirmou ter apanhado a semana passada um enxame que havia enxameado de uma das suas colmeias.

Entretanto começamos também a preparar as meias alças com os respetivos quadros, pois verificamos ter algumas colónias, quer pela quantidade de abelhas, quer pelo ninho repleto de alimento e criação, necessitando já que lhes seja adicionada uma meia alça. Ficamos apenas a aguardar o fim da chuva e do vento que se fazem sentir e que, segundo os entendidos em meteorologia, vai continuar até, pelo menos, dia 23 de Março.

2 comentários

  1. André Borges

    Muito bem, vamos lá! Até porque a primavera está a chegar.
    Só tenho uma dúvida, a que distância mínima deveremos colocar os caça enxames dos nossos colmeais? É possível que isto tenha alguma importância, acha?

    Obrigado

  2. Sr. André Borges,

    colocar um caça enxames não significa colocá-lo junto ás suas colmeias. Deve, na verdade, procurar um local soalheiro, de preferência não muito longe de locais onde sabe existirem enxames (como disse antes, não necessariamente seus), mas também não muito perto. Não esqueça que há uma legislação para proximidade de colmeias. Ainda que, um caça-enxames não seja própriamente uma colmeia.. A titulo de exemplo, todos os anos coloco um caça enxames no terraço da minha casa, e todos os anos apanho lá um enxame.
    Pessoalmente também tenho como politica colocar um cortiço vazio nos meus apiários. Desta forma, se um dos meus enxames enxamear (o que honestamente duvido, pois sou muito rigido no controle de criação de rainhas numa colmeia) tenho sempre uma hipotese de ele ficar por ali, no cortiço.
    Algo muito importante: não esqueça que, pelo menos uma vez por semana (mais, se tiver disponibilidade), deve colocar um ‘engodo’ ás abelhas. Pessoalmente deixo um quadro antigo com mel, daqueles que retiro no inicio da Primavera (fins de Março), para substituir por quadros novos. Depois de as abelhas terem recolhido todo o mel deste quadro, coloco todos os dois dias, um preparado de 40% de agua/60% de açucar que deixo ferver durante meia-hora. Este é também o alimento que forneço as minhas abelhas durante o Inverno e os resultados têm sido excelentes. Este ano perdi apenas um enxame, perda provocada por um rato que entrou no unico cortiço que tinha com abelhas, o que me levou a efectuar algumas modificações no cortiço.

Por Tudo e por Nada

Experiências de um Apicultor

.

Experiências de um Apicultor