Vale d'Assega

Experiências de um Apicultor

Desdobramentos

No final do ano  2013 decidi fazer mais uma experiência. Foi assim que, no inicio do mês de Janeiro, coloquei uma alça com quadros não puxados sobre o ninho da colónia mais forte que possuia, com uma rainha nova. Como chovia ainda imenso, utilisei para ‘selar’ a separação das duas alças, silicone resistente a água. Assim, sempre que precisava vistoriar o ninho, cortava o silicone e, depois da vistoria efectuada, voltava a ‘selar’ novamente. Depois disso, todas as semanas lhe fornecia alimento. Como se encontra muito próxima de duas nespereiras em flor não tive que preocupar-me com a provisão de polén.

Faz duas semanas, fiz o meu primeiro desdobramento do ano 2014 a partir dessa colónia ao mesmo tempo que colocava duas meias-alças sobre o ninho e uma meia-alça sobre a colónia resultante do desdobramento. No inicio desta semana visitei as duas colónias. A meia-alça sobre o ninho da primeira tinha já alguns quadros puxados e dois deles começavam a ser ocupados com mel. Na colónia resultante do desdobramento a meia-alça ainda não tinha começado a ser puxada. Atribuo isso ao facto de se encontrar ainda sem rainha, pois a nova colónia, encontrava-se repleta de abelhas e criação por nascer, no momento do desdobramento.

Ainda no inicio desta semana, fiz o meu segundo desdobramento do ano, desta vez com uma colónia que tinha ‘preparado’ para o efeito, pelo mesmo método, há cerca de um mês, embora a quantidade de abelhas fosse menor, tanto na colónia mãe como na colónia filha.

A nova rainha, assim como todas as que criei na mesma altura, e que coloquei em nucleóleos para serem fecundadas,  nasceu, pelas minhas contas, antes de ontem, Sábado. Aguardo com ansiedade que o tempo melhore, que tenhamos pelo menos um ou dois dias de Sol, para que todas elas sejam fecundadas antes de as mudar para as colónias que precisam de uma rainha nova.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Por Tudo e por Nada

Experiências de um Apicultor

.

Experiências de um Apicultor

%d bloggers like this: